14.junho - 2026 - 5:49

Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Neto paga primeira parcela do 13º do funcionalismo – Informa Cidade

Neto paga primeira parcela do 13º do funcionalismo – Informa Cidade

O prefeito Antonio Francisco Neto pagou, de forma antecipada nesta quarta-feira (18), a primeira parcela do 13º salário do funcionalismo público de Volta Redonda, incluindo ativos, inativos e pensionistas. São cerca de 12 mil servidores beneficiados com a medida, que acontece pelo terceiro ano consecutivo no mês de junho. Neto destacou que, mesmo com a queda do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) – principal fonte de receita do município –, as equipes da administração pública têm trabalhado para conseguir beneficiar o funcionalismo.

“Quando assumimos a prefeitura, pegamos três folhas salariais atrasadas e graças ao planejamento, reorganização financeira e ao apoio do Governo do Estado, com o governador Cláudio Castro, conseguimos colocar os salários em dia e, inclusive, concedendo três reajustes salariais seguidos”, lembrou Neto, adiantando que o pagamento da folha salarial de junho também será antecipado para o próximo dia 28. O secretário municipal de Administração, Cláudio Franco, detalhou que em um espaço de 30 dias – contando o pagamento das folhas salariais de maio e junho, além da primeira metade do 13º –, a prefeitura injetará mais de R$ 170 milhões na economia municipal.

“O prefeito Neto com essa determinação segue cumprindo rigorosamente o calendário de pagamento em dia, conforme prometeu aos servidores no início de sua gestão. Também não podemos deixar de enaltecer a Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), que não mediu esforços para cumprir a determinação de pagarmos a primeira parcela do 13º neste dia 18”, destacou Franco.

Benefícios conquistados pelo funcionalismo

Os servidores municipais – ativos, inativos e pensionistas – também foram beneficiados este ano com um reajuste de 5% no salário-base, com efeito retroativo a 1º de fevereiro. A porcentagem aplicada ficou acima da inflação acumulada entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que foi de 4,56%.

O reajuste foi concedido aos servidores e diretores da administração direta, autarquias, fundações e empresas públicas, além dos inativos, pensionistas, ocupantes de funções de confiança, cargos comissionados e secretários municipais.

Este foi o terceiro reajuste concedido ao funcionalismo desde 2021 – o primeiro foi em fevereiro de 2023 e o segundo em abril de 2024, sempre buscando um índice de aumento acima da inflação, mas que não comprometesse a governabilidade em caso de perdas de receitas e estando dentro dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Além do aumento salarial, o funcionalismo também foi beneficiado com o aumento do valor do auxílio-alimentação e ainda houve a criação da cesta-básica para aposentados e pensionistas no valor de R$ 350,00, equivalente aos servidores da ativa.

“Assumi esse compromisso com os servidores de pagar sempre o salário em dia e no mês trabalhado. Mais uma vez também estamos conseguindo antecipar a primeira metade do 13º para junho e vamos antecipar o pagamento de junho para o dia 28. Nosso funcionalismo merece e vamos sempre buscar o melhor para eles, que são fundamentais para atendermos a população cada vez melhor”, concluiu Neto.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ancelotti garante que empate na estreia da Copa não abala confiança

O técnico Carlo Ancelotti foi sucinto na entrevista coletiva que concedeu no MetLife Stadium, em…

Motociclista morre após bater contra poste em Barra do Garças

Um adolescente identificado como João Vitor Lopes Costa Batista, de 16 anos, morreu após perder…

projeto quer garantir que vítimas de feminicídio não permaneçam casadas

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou um projeto…