9.novembro - 2025 - 3:19

Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Pesquisa Percent Brasil aponta Mauro Mendes na frente da corrida pelo Senado em Mato Grosso

Pesquisa Percent Brasil aponta Mauro Mendes na frente da corrida pelo Senado em Mato Grosso

Uma nova pesquisa eleitoral divulgada ontem, segunda-feira (11) pelo Instituto Percent Brasil revela o governador Mauro Mendes (União Brasil) como líder nas intenções de voto para o Senado Federal em Mato Grosso, na disputa que será realizada em 2026.

Na modalidade estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Mendes aparece com 37,8% das intenções de voto, quase o dobro da deputada estadual Janaina Riva (MDB), que registra 18,8%. O deputado federal José Medeiros tem 6,4%, enquanto o ministro da Agricultura e senador licenciado Carlos Fávaro (PSD) aparece com 4,3%. O ex-governador Pedro Taques (sem partido) marca 3,8%, e o ex-presidente da Aprosoja Brasil Antônio Galvan (PTB), 2,4%.

Vale destacar que, nas eleições de 2026, Mato Grosso irá eleger dois senadores, e o eleitor poderá votar em até dois nomes.

Cenário com Jayme Campos

O levantamento também apresentou um cenário que inclui o senador Jayme Campos (União Brasil). Mesmo com a inclusão, Mauro Mendes mantém a liderança com 36,3%, seguido por Janaina Riva, com 17,9%. Na sequência, aparecem José Medeiros (6,2%), Jayme Campos (5,8%) e Carlos Fávaro (3,7%). Pedro Taques e Antônio Galvan somam 3,4% e 2,3%, respectivamente. Os votos nulos ou brancos totalizam 4,1%, enquanto 18,9% dos entrevistados declararam-se indecisos.

Intenção espontânea e rejeição

Na pesquisa espontânea — quando os eleitores citam nomes sem que sejam apresentados — Mauro Mendes também lidera com 9,7%. Janaina Riva tem 3,1%, seguida por José Medeiros, com 1,3%. Carlos Fávaro e Jayme Campos aparecem empatados com 0,7%, enquanto Pedro Taques tem 0,4% e Antônio Galvan, 0,3%. A maioria dos entrevistados (76,1%) não soube ou não respondeu.

Já na avaliação de rejeição, o ex-governador Pedro Taques encabeça a lista, com 8,5%, seguido por Jayme Campos, com 7,3%. Carlos Fávaro tem 3,8% de rejeição, Mauro Mendes 3,1%, Janaina Riva 2,8%, José Medeiros 2,7% e Antônio Galvan 1,9%.

Sobre a pesquisa

O Instituto Percent Brasil realizou o estudo presencialmente entre os dias 29 de julho e 4 de agosto em Mato Grosso, com 1.200 entrevistas. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Os votos nulos ou brancos somam 4,5%, e os indecisos alcançam 20,6% dos entrevistados, mostrando um campo ainda aberto para os candidatos no pleito que ocorrerá daqui a quase dois anos.

Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

ALMT avança em debate sobre concessão e melhoria dos serviços de energia na região oeste

Após reunir autoridades e lideranças em Cáceres na quarta-feira (5), a Assembleia Legislativa de Mato…

Stefani e Babos perdem na decisão e ficam com o vice no WTA Finals

A melhor colocação de uma atleta brasileira em um torneio WTA Finals na história já…

Homem é preso em Primavera suspeito de tentar roubar e sequestrar menina de 12 anos | HiperNotícias

PJC-MT A Polícia Civil prendeu, na noite desta sexta-feira (7), um homem, de 25 anos,…