14.junho - 2026 - 6:35

Search
Close this search box.
  • Home
  • Mato Grosso
  • Delegado revela que prefeituras tinham convênio com clínica onde paciente morreu | HiperNotícias

Delegado revela que prefeituras tinham convênio com clínica onde paciente morreu | HiperNotícias

O delegado Michael Paes, titular da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), revelou, em entrevista cedida à TV Centro América nesta segunda-feira (1º), que diversas prefeituras do estado de Mato Grosso mantinham convênios financeiros com a Clínica Terapêutica Pró-Vida, localizada no bairro Jardim Primavera, em Cuiabá. 

A informação, prestada pelo gerente da unidade durante as investigações da morte do paciente Alessandro Sidinei Braga, de 38 anos, indica que as administrações municipais enviavam e pagavam pela internação de cidadãos no estabelecimento.

“O gerente relatou que as prefeituras do estado, não sei quais prefeitura, internam pessoas lá e pagam por isso. Então, a gente presume que se a prefeitura faz esse tipo de tratamento com uma clínica dessa, ela não é uma clínica clandestina, pelo menos do ponto de vista do papel. Na prática, o que está acontecendo ali está em desacordo com as normas técnicas, de como deveria funcionar”, afirmou o delegado.

A descoberta gerou forte repercussão, uma vez que a auditoria da Polícia Civil e do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT) constatou que o centro de reabilitação operava de forma clandestina, sem registro profissional e sob graves denúncias de tortura, maus-tratos e superlotação.

Segundo a declaração do delegado Michael Paes, a existência de contratos formais com o poder público criava uma falsa aparência de regularidade jurídica para a instituição no papel. No entanto, o trabalho de campo da DHPP expôs que a realidade prática do estabelecimento operava em total desacordo com as normas técnicas estipuladas para a área da saúde. Diante das evidências coletadas, as equipes policiais trabalharão em conjunto com os órgãos oficiais de fiscalização para mapear quais municípios destinavam verbas públicas à clínica clandestina e apurar as responsabilidades administrativas correspondentes.

A denúncia sobre os convênios municipais agrava o panorama da investigação, que já apontava falhas severas na estrutura da Pró-Vida, como o confinamento noturno de até 17 esquizofrênicos no mesmo cômodo e o uso de um “quarto do castigo” trancado por fora pelo plantonista da unidade, que era um ex-interno sem formação médica. A Polícia Civil informou que encaminhará relatórios técnicos detalhados sobre as desconformidades encontradas para as pastas competentes de assistência social e vigilância sanitária. O objetivo é subsidiar as medidas de intervenção do Estado e acelerar o processo para determinar o fechamento definitivo do estabelecimento em Cuiabá.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Seleção brasileira masculina vai à semifinal do Mundial de goalball

Não é somente no futebol que o Brasil quer conquistar o mundo em 2026. Neste…

Fiscalização do Procon aponta irregularidades em todas as academias de Rondonópolis

Todas as 32 academias vistoriadas durante uma fiscalização conjunta da Secretaria Adjunta de Proteção e…

TCU aprova com ressalvas contas do governo Lula de 2025 

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira (10), por unanimidade, as contas…